CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

domingo, 27 de outubro de 2013

Trabalhos na Adutora do Agreste são acelerados com assinatura de Ordem de Serviço





O Presidente da Compesa Roberto Tavares assinou no início da semana que passou a Ordem de Serviço para o maior contrato de Engenharia Consultiva que vai gerenciar e fiscalizar a Adutora do Agreste em Pernambuco. 

Aproximadamente 140 profissionais de nível técnico e superior – pessoas especializadas no mercado -  vão auxiliar na fiscalização e no detalhamento dos projetos executivos da obra que é o maior empreendimento hídrico da Companhia de Saneamento de Pernambuco. 

O contrato está orçado em 36 milhões de reais, garantindo o uso de modernas ferramentas tecnológicas objetivando dar mais celeridade na execução da obra do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. 
A Adutora do Agreste vai beneficiar 68 cidades do estado. Em aproximadamente três meses de obra mais de 10 por cento do serviço estão executados e atuando em 23 municípios sincronizados. Roberto Tavares ressalta que a Adutora do Agreste vai garantir água para o Agreste pelos próximos quarenta anos.

“A obra da Adutora do Agreste é um sistema integrado da Compesa e provavelmente o maior do mundo. É um sistema que vai fazer com que se canalize água do Rio São Francisco pra área que é a pior bacia hídrica do estado, que é justamente, o Agreste pernambucano”, garantiu o Presidente da Compesa.

E complementou Roberto Tavares, são 68 municípios e dois milhões de habitantes que serão beneficiados por essa obra que com certeza irá mudar o panorama paisagístico de todo o Agreste, de uma vez que irá continuar os atuais sistemas existentes e ao mesmo tempo estará garantido o fornecimento de água pelos próximos 40 anos à população dessas cidades”, concluiu o Presidente.
A primeira fase do projeto da Adutora do Agreste, em Pernambuco, entrou em licitação em setembro e as obras podem ter início em janeiro do ano que vem. A Adutora do Agreste estabelece a construção de uma rede com 1,3 mil km de tubulações, para a difusão prevista de 4 mil l/s de água tratada. Com custo total orçado em R$ 2,3 bilhões, objetiva atender, quando totalmente concluída, 68 municípios, sendo 67 do Agreste e um do Sertão pernambucano. Estima-se que 2 milhões de pessoas serão beneficiadas.

O investimento da etapa inicial do projeto é de R$ 1,2 bilhão, com a construção de cerca de 400 km de adutora de água, estação de tratamento, estações elevatórias e reservatórios. A primeira fase foi dividida em quatro lotes de obras e abrange 17 municípios: Pesqueira, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano e Caruaru (primeiro lote, 111 km de adutoras de água tratada); Arcoverde, Alagoinha, Venturosa, Pedra e Buíque (segundo lote, 118 km); Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati (terceiro lote, 99 km); e quarto lote (Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, 62,9 km).

O projeto de um quinto lote de obras está ainda em fase de redação e incluirá os municípios de Bezerros, Gravatá, Brejo da Madre de Deus, São Bento do Una, Lajedo e Cachoeirinha, com 96,5 km de adutoras de água tratada. Os municípios restantes serão contemplados nas fases seguintes da obra.

A previsão de conclusão da obra da Adutora do Agreste é para junho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário