CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Barragem que abastece Caruaru está com menos de 20% da capacidade.

A Barragem de Jucazinho que abastece atualmente várias cidades do Agreste, incluindo Caruaru, está com menos de 20% da capacidade que possui. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o baixo volume de água seria um reflexo da falta de chuvas na região. O índice baixo preocupa os moradores da cidade, que temem um racionamento de água.

As chuvas vem caindo na região. Mas a quantidade de água não tem sido suficientes para encher os reservatórios, cuja situação, é preocupante. É o caso, da barragem de Jucazinho que segundo a Compesa, está apenas, atualmente, operando com 19 % da sua capacidade. Com pouca água nos reservatórios da região, a Compesa, vem buscando alternativas para que ela não falte nas torneiras das residências locais.

João Rafael - Gerente Regional da Compesa, afirma que "a Companhia de Saneamento está preocupada com o fator de segurança: a gente tem água pra trabalhar. A captação atual faz com que a gente acredite que temos água até o final do ano. É lógico, que a gente não vai esperar secar, para fazer o racionamento. Estamos fazendo estudos e esses estudos estão sendo concluídos e dependendo desses resultados, a gente vai ter uma margem, pra ver se vai ser preciso ou não, fazer o racionamento".

Jucazinho é responsável por abastecer 15 cidades do Agreste de Pernambuco. Entre elas, a maior da região: Caruaru. 65% da água consumida na Capital do Agreste sai da referida barragem. O problema, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima, é que o período chuvoso, já passou e a tendência é que nos próximos meses esse cenário sombrio, se torne, ainda mais preocupante. Mesmo com a barragem do Prata - outro reservatório que também abastece as cidades do Agreste, vem operando com 72 % de sua capacidade, em situação bem melhor do que Jucazinho, a Compesa não descarta a possibilidade de racionamento na região, sobretudo em Caruaru.

O Gerente Regional da Compesa João Rafael garante "que o futuro do fornecimento de água, depende exclusivamente do resultado dos estudos atualmente desenvolvidos na bacia do Rio Capibaribe que contribui para o acúmulo de água na barragem de Jucazinho".

No áudio abaixo, o Gerente Regional João Rafael explica as providências que a Compesa vem tomando para evitar o racionamento...


Núcleo SJCC/Caruaru Do NE10 Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário