CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Farmacêutico, Poeta Popular ou Homem do Povo?



 
Época junina em Caruaru, é festa em todo canto e nós resolvemos homenagear um homem simples de uma vasta bagagem musical, figura humana espetacular e um verdadeiro Homem do Povo e que muito contribuiu para a grandeza do São João de Caruaru. Genésio Guedes, carismático, muito querido e bastante conhecido na cidade. Ele, é uma mistura de Farmacêutico, Político e  Poeta do Povo.

Cidadão de Caruaru desde 1988, título outorgado pela Câmara Municipal através de indicação do então Vereador Antônio Silva. É membro da Casa da Poesia que se reúne periodicamente na Casa da Cultura em Caruaru. 


Genésio Guedes Cavalcanti, é natural da cidade de Correntes no Agreste Meridional. Filho de “seu” José Guedes Cavalcanti e de “dona” Genésia Borges Guedes. Nasceu no dia 02.10.1939. Tendo iniciado no ramo de farmácia em 1955. Está há 60 anos trabalhando no ramo farmacêutico; sendo 15, ajudando o seu tio João Borges, proprietário da Farmácia Confiança, que ficava na Rua do Sertanejo e que por coincidência do destino mudou de dono, posteriormente e acabou como a primeira farmácia de sua propriedade. Em 70, Genésio inaugurou a  Farmácia Guedes, no edifício da ACC, também na Rua do Sertanejo. Em 80 abriu a Drogaria Avenida, na Galeria do Campo do Central, na Av. Agamenon Magalhães, onde hoje funciona a Farmácia Frei Damião, que mudou de razão social em 85 e permanece até o momento.


Após ser agraciado com o título de Cidadão de Caruaru enveredou pela política conseguindo se eleger por três vezes consecutivas como Vereador de Caruaru. Fato que aconteceu nas legislaturas de 88, 92 e 96. Genésio, gosta do diálogo e teve como lema ajudar os mais necessitados e ao mesmo tempo em que procurava pacificar os ânimos acirrados dentro do caldeirão político.

Genésio dedicou 45 anos ao seu lado poético. Tem catalogadas 282 músicas compostas no seu vasto repertório.  Algumas, até continuam inéditas. Estão aguardando parceiros, para serem gravadas. Amante do Forró, ele ajudou a promover o São João de Caruaru com suas composições. A grande maioria de suas músicas, foi gravada por grandes forrozeiros de Caruaru e da região, como podemos destacar Azulão, Walmir Silva, Zé Nilton, Sebastião do Rojão, Toinho de Alagoas, Sandro Bécker, Israel Filho, Bau dos 08 Baixos, Joana Angélica, Jacinto Silva,  Ivan Bulhões, Trio Bandeirantes, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim.


Além do autêntico Forró de Pé de Serra, Genésio adora e especializou-se também, na música de “duplo sentido” e para isso encontrou dois grandes parceiros: Walmir Silva aqui na região e Zé Nilton em nível nacional. Os dois gravaram os seus maiores sucessos: “Briga no Casamento” com Walmir Silva – é a música que fala “não fure,  Quinho, não” e “Vitamina D” que estourou em todo Brasil, música cantada por Zé Nilton – pernambucano de Serra Talhada, mas que ainda vive radicado na Capital Paulista. Além dessas duas músicas citadas, o outro grande sucesso de Genésio Guedes, foi gravado por Azulão, “Tropé de Cavalo”.


Genésio, é grato ao “Mestre Jacinto Silva” que foi a pessoa que lhe deu uma força pra desenvolver a sua veia poética e artística. Sem ter tido acesso a uma escola de música, Genésio reconhece e agradece quando fala que “foi Jacinto, que fez tudo, no início do meu trabalho. Me ajudou, na maneira de metrificar os versos, as rimas e as estrofes das minhas canções”. Seu primeiro grande sucesso aconteceu em 1969,  com a música “Coco do Pindurão”.  O Poeta Genésio Guedes, veio de um berço onde a música reinava. O seu pai, “seu” José Guedes, tocava Violão e também Acordeon.

Genésio Guedes, faz o seu Trabalho Cultural, sempre por amor à arte. Nunca visou o lado financeiro. Procura de alguma forma  ajudar os amigos, fazendo parcerias com os cantores. Financeiramente, recebe muito pouco ou quase nada, de Direitos Autorais do Ecad. “Para você ter uma idéia Batistão, no ano de 2014, eu recebi apenas 372 reais e este ano, até agora, só recebi 70 reais, o dinheiro, tá lá no banco”. Explicou o Poeta. 

Através do seu relacionamento musical com Tavares da Gaita, nasceu também uma grande amizade com expoentes da Música Popular Nordestina como Sivuca e o “Mestre” Hermeto Pascoal. 

Com muita propriedade, o Poeta Hérlon Cavalcanti – filho do saudoso Lídio Cavalcanti, destacou em sua reportagem sobre o nosso homenageado, o seguinte título: “Genésio Guedes – o Poeta da Farmácia”.
A HOMENAGEM DE GENÉSIO GUEDES A CARUARU

Nenhum comentário:

Postar um comentário