CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Rede de ensino de Pernambuco matricula alunos novatos na internet

Matrícula online começa nesta segunda (16) e segue até 18 de dezembro. 

Em janeiro, alunos devem levar documentos às escolas para garantir vaga.

Os estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino de Pernambuco no ano letivo de 2016 já podem fazer sua matrícula. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (16) e seguem até 18 de dezembro no site da Secretaria de Educação. Há 109.179 vagas disponíveis nos Ensinos Médio e Fundamental.  

O sistema de matrícula online funciona de segunda a sábado, das 7h às 21h. Este é o primeiro ano em que as inscrições são realizadas exclusivamente pela internet. Para garantir que todos os alunos tenham acesso ao portal de inscrições, a Secretaria de Educação disponibiliza laboratórios de informática de escolas estaduais para a matrícula.

O secretário, no entanto, lembra que o portal deve ser acessado apenas pelos alunos novatos. "O sistema que funciona a partir de hoje é para os alunos novatos, para quem está entrando agora na rede pública de ensino. Os quase 500 mil alunos que já são da rede estadual têm a renovação automática da matrícula e quem vem do município já fez sua opção”, explicou Frederico Amâncio em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda.

Passo a passo
 
Para garantir uma vaga, basta acessar a aba de matrícula no site da Secretaria da Educação de Pernambuco. Os alunos serão direcionados para a página de cadastro de usuário, onde devem informar seus dados pessoais e os da sua família. Depois, devem informar a escola de onde vêm e a escola onde desejam estudar no próximo ano.  

Confirmadas as informações, a vaga é reservada automaticamente. Por isso, os primeiros matriculados terão mais colégios disponíveis. “Como a vaga é debitada automaticamente, quando encerrarem as vagas de uma escola, o sistema não vai mais possibilitar a matrícula nessa escola. E é claro que existem escolas mais concorridas que outras. Então, quem faz a matrícula mais rápido pode ocupar logo essas vagas”, explica o secretário Frederico Amâncio.

Um comprovante que pode ser impresso mostra o fim da matrícula. Mesmo assim, a vaga só será confirmada presencialmente em janeiro, com a apresentação dos documentos pessoais nas escolas em que se pretende estudar. “A vaga é garantida para o aluno, mas o processo prevê uma etapa de efetivação da matrícula, que é em janeiro, quando os pais devem ir às escolas para entregar a documentação. Quem fechar a documentação tem vaga garantida”, diz Amâncio.

As vagas que sobrarem após esse período, voltarão a ser disponibilizadas na internet em 20 de janeiro de 2016. O segundo período de matrículas segue até 26 de janeiro.

Do G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário