CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 16 de janeiro de 2016

Barragem de Jucazinho atinge menor volume dos últimos 16 anos, diz Apac.

Barragem de Jucazinho em setembro de 2015 (Foto: Paula Cavalcante/ G1).

Reservatório está com 1,8% da capacidade total desde 1º de janeiro de 2016.

Localizada em Surubim, barragem chegou ao volume morto em novembro.

A barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, Agreste de Pernambuco, atingiu o menor nível de capacidade total desde 1º de junho de 2000, quando começou a ser monitorada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Nesta sexta-feira (15), a Apac confirmou que o reservatório está com 1,8% do volume desde 1º de janeiro de 2016.

De acordo com a Apac, Jucazinho atingiu o volume morto em novembro de 2015, quando chegou a 2,52% do total. A barragem tem capacidade para comportar 327.036.000 m³ de água. As chuvas registradas no Agreste de Pernambuco na quinta-feira (14) não foram suficientes para aumentar o volume de água do reservatório, conforme informou a agência.

Aproximadamente 300 mil pessoas estão sendo recebendo água de Jucazinho, segundo o gerente regional do Alto Capibaribe da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Mario Heitor Filho. Os municípios abastecidos pela barragem são: Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama.

Chuvas na região
 
Choveu 48 mm em Garanhuns na quinta-feira (14). De acordo com a Apac, este índice foi mais do que o esperado para o mês. "Para janeiro esperávamos que chovesse 45 mm. Até esta sexta-feira (15) já choveu uma média de 60,5 mm no município", informou ao G1 Maria Aparecida Fernandes, meteorologista da Apac.
Em Caruaru, também no Agreste, choveu uma média de 9,2 mm na quinta-feira (14) - o índice representa a maior chuva do ano na área do município, segundo a Apac. Outros municípios da região também registraram fortes chuvas, sendo Jupi o município onde mais choveu, com 55 mm. Brejo da Madre de Deus, teve 40,0mm. Poção ficou com 35,0 mm. Venturosa, 34,0 mm.

Entenda o caso
 
Em outubro de 2015 a gerente regional da Compesa, Nyadja Menezes, afirmou que Jucazinho havia atingido o "menor percentual de toda a vida útil da barragem". No mesmo mês a gestora explicou que por Jucazinho ter atingido o volume morto, seria feita uma obra emergencial para que a água possa ser utilizada.

Na quarta-feira (13) a assessoria de imprensa da Compesa informou que a barragem vai parar até o sábado (16). De acordo com a assessoria, uma balsa flutuante será instalada para captar água pelos próximos dois meses para evitar o colapso do reservatório.

Do G1 Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário