CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Barragem de Jucazinho deve atender Agreste por mais 90 dias, diz Compesa.

Barragem de Jucazinho, em Pernambuco, está com 1,66% da capacidade (Foto: Paula Cavalcante/ G1).

Reservatório que abastece 300 mil pessoas está com 1,66% da capacidade.

Localizada em Surubim, barragem chegou ao volume morto em novembro.

Com 1,66% do volume total, a barragem de Jucazinho só deve atender a população do Agreste de Pernambuco por mais 90 dias, conforme informou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ao G1, nesta quarta-feira (3). O reservatório localizado no município de Surubim tem capacidade para comportar 327 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente este armazenamento é de apenas 5,6 milhões.

No dia 15 de janeiro, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) confirmou que Jucazinho tinha atingido o menor volume desde 1º de junho de 2000, quando registrou 1,8% da capacidade total. De acordo com a Apac, Jucazinho atingiu o volume morto em novembro de 2015, quando chegou a 2,52% do total.

Segundo a Apac, no mês de janeiro choveu uma média de 92 mm em toda a região Agreste. O esperado para este período era 42 mm. Em Surubim, choveu 85 mm quando o esperado era de 33 mm. Apesar disso, o volume do reservatório não aumentou porque "a água da chuva tem quer ser maior do que a quantidade escoada nas bacias dos rios, devido à vazão", conforme a técnica em hidrometeorologia da Apac, Rafaela Ribeiro.

Barragem do Prata (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca) 
Barragem do Prata (Foto: Reprodução/ TV
Asa Branca).
 
Aproximadamente 300 mil pessoas recebem água de Jucazinho, segundo o gerente regional do Alto Capibaribe da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Mário Heitor Filho. Os municípios abastecidos pela barragem são: Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama.

Barragem do Prata

O reservatório está localizado no município de Bonito, Agreste, e abastece cinco municípios da região: Ibirajuba, Cachoeirinha, Altinho, Agrestina e Caruaru. Aproximadamente 422 mil pessoas dependem da barragem. Segundo a Compesa, a capacidade total do Prata é de 42 milhões de metros cúbicos. No dia 31 de dezembro, o reservatório estava com 66,31% deste volume e no dia 1º de fevereiro, com 62%. Em Bonito, durante o mês de janeiro choveu 92 mm e o esperado era 52 mm, de acordo com a Apac.

Do G1 Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário