CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Seria, falta de liderança ou de vontade política?


Vi hoje uma notícia na imprensa local que me chamou a atenção. E fiquei matutando. Não é de hoje que se busca em Caruaru e na região a operacionalização do Aeroporto do Cajá, ou Aeroporto Oscar Laranjeira, para voos comerciais. Até já houve uma empresa que iniciou a exploração desse serviço, mas aconteceu um fatídico acidente com o um dos seus aviões, lá Capital Pernambucana, e tudo voltou a estaca zero.

Cá com meus botões, não consigo entender o por quê? dos políticos da cidade não reclamarem junto aos governos Federal e Estadual, esse direito, que no meu modo de ver, é um direito adquirido do povo de Caruaru. Sim direito adquirido pela importância da maior cidade do interior do estado na conceituação, sócio, econômica, cultural, política e geográfica que Caruaru exerce, não só no estado, como de resto na Região Nordeste e bem como em todo o Brasil.

Gente, não se pode admitir, que Caruaru em sendo a mais importante cidade do Polo Têxtil de Pernambuco não possa ainda desfrutar desse tipo de serviço que só irá expandir o potencial econômico de toda região. Se não temos mais uma malha ferroviária para exportar nosso produto para o Brasil e o Mundo. A exportação por via aérea iria, alavancar, encurtar e agilizar sobremaneira a distância que nos separa dos grandes centros econômicos do país, não tenham dúvidas.

De acordo, com a referida informação, o Secretário de Turismo do Estado, Felipe Carreras, revelou que os Aeroportos de Araripina, no Polo Gesseiro, no Sertão do Estado e os de Garanhuns e principalmente o de Caruaru - ambos, no Agreste, não irão operar de imediato os voos comerciais. Os três estão na lista de espera dos terminais de passageiros que receberão incentivos financeiros do governo para operacionalização.

Em contrapartida, o Secretário Carreras informou, que a prioridade agora é apenas para o Aeroporto de Serra Talhada que deverá iniciar sua operacionalidade, com passageiros, a partir, do mês de agosto.

A Companhia aérea Azul que irá operar os voos comerciais em Serra Talhada manifestou o interesse também de operar voos comerciais no Aeroporto de Caruaru e de outras cidades de Pernambuco.

O Secretário Carreras, frisou também que graças a política de incentivo em novos voos, do Governo Estadual, outras companhias aéreas se mostraram interessadas nesse plano de expansão de voos comerciais.

Sem querer entrar no mérito da importância de sua posição política, econômica, populacional, estratégica ou geográfica, todas as maiores e mais importantes cidades do interior do Nordeste possuem seus Aeroportos, desfrutando de voos domésticos regulares. Como é o caso, por exemplo, de Campina Grande na PB., Juazeiro do Norte no CE., Petrolina aqui em PE. e, Feira de Santana na BA. E ainda temos, Ilhéus e Porto Seguro - as duas cidades balneárias na Bahia. Diante desses fatos, existe uma explicação, plausível, que justifique a ausência de Caruaru, nesse atual contexto Regional?

Analisando os fatos friamente, chego a conclusão, na minha modesta convicção, de que nada justifica a construção de um Aeroporto com Terminal de Passageiros na cidade Sertaneja de Serra Talhada, sem antes disso, concluir o Terminal de Passageiros de Caruaru, deixando-o em pleno funcionamento. A Capital do Agreste não pode e nem deve, ficar a ver navios... O possível apadrinhamento político que deve ter motivado essa decisão, no mínimo, errônea, não pode obscurecer a verdade e deixar o Aeroporto de Caruaru, apenas no papel e na vontade do nosso povo... 

Se não bastasse, toda a fonte de riqueza que o Comércio, a Indústria e as suas Feiras Pujantes produzem no contexto da Economia Nacional, a Infraero, deveria observar que independente desses fatores importantíssimos, a construção de um Aeroporto Moderno em Caruaru, com Terminal de Embarque e Desembarque de Passageiros, torna-se uma necessidade premente e necessária, na medida em que, por si, só, o mesmo também serviria como Válvula de Escape do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no caso de uma Emergência ou mesmo diante do fato de sua utilização devido as intempéries da natureza.

O que existe na verdade, pra esse sonho de Caruaru, se tornar realidade? Seria ausência de liderança política ou falta de vontade dos homens influentes da nossa cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário